As empresas precisam controlar o acesso nas suas dependências das mais variadas formas.
Afinal de contas, o ambiente corporativo deve ser privado, sendo muito importante manter um
controle de acesso até mesmo para a segurança de quem trabalha dentro destes locais. E
existem diversas formas de conseguir controlar a entrada e também a saída das pessoas de um
determinado local.
Os sistemas de controle de acesso são muito variados. Existem alguns sistemas mais simples,
que apenas controlam e liberam a entrada das pessoas, enquanto que existem sistemas de
controle de acesso muito mais complexos, com variados níveis de segurança. Na hora de
escolher este tipo de equipamento, a companhia precisa basicamente avaliar as suas reais
necessidades.
Um dos sistemas de controle de acesso mais conhecidos e utilizados pelas companhias são as
famosas catracas. Estas catracas acabam representando uma barreira natura, que impede que
pessoas entrem sem a devida autorização. Neste sistema de controle de acesso, as empresas
podem optar pelo tradicional teclado para a inserção de uma senha, ou então o sistema de
leitura de cartões magnéticos.
Outro sistema de controle de acesso que está se tornando cada vez mais comum nas empresas é o
que funciona através da biometria, ou seja, a leitura das impressões digitais dos dedos dos
funcionários. Este tipo de controle de acesso pode ser colocado tanto nas entradas dos
prédios quanto também das portas, o que também permite o controle de níveis.
Já para as empresas que precisam instalar dispositivos mais seguros para o controle de
entrada, a dica é optar pela catraca torniquete. Este tipo de entrada e saída funciona
basicamente como uma porta giratória, com a diferença que ela precisa ser liberada para
permitir a entrada em um local. Existem algumas que também podem ter detector de metal.
Outro tipo de controle de acesso bastante popular é o software instalado diretamente na
máquina onde os funcionários trabalham. Ao digitar uma determinada senha, o funcionário
entra no seu login, e com isso tem acesso a determinadas informações, já registrando também
a sua presença na empresa. O sistema acaba funcionando muito bem em empresas de
telemarketing, por exemplo.